18.7.08

A Ilha

Uma ilha pode ter diversos significados. E com certeza é encarada de diferentes maneiras por cada um.
Só a experiência de se estar numa ilha pode nos dar a verdadeira realidade do que aquilo representa para nós.
Em um dia do ano passado tive o privilégio de pisar em uma ilha. A Ilha Anchieta, no litoral paulista.
Foi um dia inesquecível. Chegamos de barco [óbvio] logo de manhã, lá estavam uns quarenta e poucos estudantes e mais uns cinco professores, todos dentro daquele barco. Agora posso dizer que aquele barco não parecia muito "confiável", mas agora não importa mais. Atravessamos o mar, partindo de Ubatuba com destino à tal "Ilha" como estávamos chamando-a, visivelmente eufóricos, diga-se de passagem.
Com seus martelos e cadernetas à mão, aquele bando de estudantes da Unicamp desembarcaram na ilha e logo foram levados por alguns guias turísticos à conhecer os prédios e a história da ilha.
História fascinante, macabra mas fascinante. Toda aquela realidade da ilha ser utilizada como prisão e como em um certo momento uma violenta rebelião libertou ou matou quase todos que viviam na ilha. Macabro mesmo.
Ouvimos também inúmeras histórias sobre os presos e os subseqüentes casos da aura sobrenatural que envolvia aquelas ruínas.
Realmente aquelas ruínas eram mesmo fantasmagóricas, mas mesmo assim: fascinantes.
Depois disso, fomos visitar as praias da ilha, claro. E só então pudemos vivenciar como É uma ilha deserta.
Encarar toda uma praia vazia e vislumbrar o mar infinito é uma sensação indescritível, que eu, tolo, tento transmitir à esse blog.
A grande certeza ao caminharmos por aquelas praias é que ao fim de uma delas, outras se estendiam e se tivéssemos tempo de percorrer uma após a outra, estávamos certos que chegaríamos ao mesmo lugar. E isso, era uma sensação maravilhosa.
Nada se compara ao fato de se estar em um lugar em que só você pode estar. É algo que remete, pelo menos pra mim, à uma perfeita metáfora simétrica à nossa própria mente.
Quem nunca desejou ser uma ilha por uns tempos? Se desprender de todo o "continente" de todas as outras pessoas do mundo para se recolher ao "seu mundo" com objetivo de reflexão ou algo parecido?
Claro, pra um cara lostmaníaco que nem eu, ir à uma ilha quase me fez ter um ataque de excitação... ¬¬
Bom, acho que já falei demais já...
Pra terminar tem algumas fotos da nossa "expedição". A primeira mostra nosso barco e a chegada à ilha; a segunda mostra um pouco das praias desertas que encontramos, e a última é das ruínas da antiga prisão insular.
É isso ae, até a próxima "viagem" que minha mente resolver postar aqui... xD







Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Ivan. Show! Queria ter algum dia a oportunidade de ir à uma ilha assim, poder dar voltas e chega ao fim de um mesmo ponto. E eu ficaria apontando as referências à Lost tb! auihsuiahsuIHAs Ainda mais numa ilha com toda essa história macabra, show!

Powered By Blogger